O que seria do Brasil sem o Simples? | ACIRP

24/09/2017

O que seria do Brasil sem o Simples?

Decorrida uma década, em julho passado, o regime tributário voltado às micro e pequenas empresas conhecido como Simples Nacional ou Supersimples, nasceu como uma alternativa de ambiente propício para a criação de um celeiro de empreendedores.

É um sistema jovem, inovador, que funciona como um motor de crescimento para micro e pequenas empresas, ao torná-las imunes ao intrincado, complexo e custoso sistema tributário e regulatório.

Os números atestam o êxito dessa política pública. As micro e pequenas empresas, que representam atualmente 99% do universo de negócios brasileiro, respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) e são as maiores empregadoras.

Em uma década, geraram mais de 10 milhões de empregos e arrecadaram aos cofres públicos mais de R$ 600 bilhões. Hoje, estão sob a proteção do Simples Nacional mais de 11 milhões de empresários, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs).

Clique aqui para acessar o especial.

FONTE: Diário do Comércio