Serigrafias e literatura são apresentadas em transversalidade no Iguatemi | ACIRP


27/06/2018

Serigrafias e literatura são apresentadas em transversalidade no Iguatemi

Na quinta-feira, dia 28, o Espaço Cultural Iguatemi recebe uma nova exposição do ciclo Transversalidade na Arte. Nesta edição, a Galeria Malvezzi apresenta a exposição Impressões, com 58 serigrafias de 22 artistas plásticos, complementadas por textos da escritora Samira Camargo. O principal objetivo da exposição é contemplar e divulgar a diversidade e riqueza da arte em série feita por renomados artistas.

“Teremos vários temas nesta exposição, mas um dos que se destacam é o futebol, por conta do período em que estamos (Copa do Mundo), em gravuras que mostram, com um toque de humor, momentos e situações do nosso esporte”, explica Newton Malvezzi, curador das obras e um dos artistas em exposição.

O público que visitar a mostra, no Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto, poderá conferir várias técnicas e conceitos de arte, do moderno ao clássico. “Aquarelas, pastel, óleo, grafismo, arte digital, técnicas mistas, se misturam em montagens individuais e galerias, onde o espectador pode deixar sua opinião sobre as obras e montagem”, completa Malvezzi.

Entre os artistas com obras na exposição, estão Eduardo Sued, Juares Machado, JVicttor – artista reconhecido por olhar a cidade e ver em seus cenários uma rica biodiversidade, com quadros que revelam o quanto a rotina da cidade pode ser bonita (de flores no campo a fumaça e engarrafamentos) –, Kenji Fukuda, Lou Borghetti, Osmar Beneson, Paulo Branco – considerado o melhor desenhista de humor pelo Mapa Cultural Paulista que ilustrou mais de 80 livros para de renomados autores, como Ziraldo, Rubem Alves e Chico Anísio – e Kazuo Wakabayashi, entre vários outros.

Para Samira Camargo, que traz a literatura à exposição, o nome escolhido, Impressões, remete ao que o visitante sente ao olhar para uma obra de arte. “Ao colocar uma obra na parede, esta obra imprime no ambiente uma energia que contagia as pessoas que ali passam. Realmente, uma obra de arte é pura literatura e cada obra deixa em cada ser uma impressão pessoal e íntima”, destaca.

O Espaço Cultural Iguatemi fica no Piso Superior do shopping. A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 18 de julho.

Transversalidade na Arte

A exposição Impressões é mais um ciclo do projeto Transversalidade na Arte, uma parceria entre o Núcleo de Economia Criativa da Acirp e o Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto, com o propósito de mostrar que é possível levar arte para todos, por meio de atividades multiculturais acessíveis. O objetivo é reunir várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes.

Para ficar por dentro de tudo que rola na programação, acesse www.iguatemiriopreto.com.br e fique ligado nas redes sociais do shopping.   


Serviço

IMPRESSÕES | Projeto Transversalidade na Arte

Data: de 28 de junho a 18 de julho
Horário: durante os horários de funcionamento do shopping
Local: Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto 
Visitação gratuita